Resenha: Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída.



Nos anos 80, quando as drogas mais pesadas invadiam os subúrbios da Alemanha, cada vez mais as pessoas se submetiam ao o uso de entorpecentes, muitas vezes a grande maioria eram adolescentes. Em 1978 , encontraram Christiane Vera Felcherinow - 15 anos -  testemunhava no tribunal de Berlim,  quando foi encontrada por Kai Herman e Horst Rieck, dois jornalistas locais, que pediram para ela participar de uma entrevista. Com o pedido aceito pela garota, algumas horas de entrevista não foram o bastante para os ouvintes que ficara completamente intrigados e emocionados com a sua história, fazendo com  que os diálogos se tornassem semanais durante dois meses.




A vida de Christiane F. :

   Nascida em 1962, Haburgo. Por melhores condições de vida sua família decidiu se mudar para Berlim com a intenção que a situação melhorasse, não só a condição financeira, mas, também, a relação conjugal entre seus pais que estava cada vez pior. Porém com a mudança nada foi diferente, o pai cada vez mais renegava seu papel paterno para suas filhas e cada dia estava mais agressivo. Sem escolhas, a mãe teve que se separar de seu marido, tomando Christiane e sua irmã à sua guarda. No meio de todas essas intrigas a adolescente se afastou cada vez mais da sua família procurando o apoio em amigos. Com tudo, em um lugar novo ela teria que se adaptar as novas regra de um grupo de jovens para fazer amizades e assim, por influencia de amigos e o desejo de ser aceita, fez com que a garota se afundasse cada vez mais no mundo das drogas deixando para trás um futuro promissor.
   Entre um grande romance e novos amigos, logo tudo isso foi trocado por uma dependência química de heroína, onde Christine vivia pró a droga. E assim, passando a se prostituir, proibida a viver a sua vida como uma adolescente normal e condenada por um vicio onde a meta de todos os dias era só conseguir um pouco do entorpecente para suprir seu habito.






Qual o objetivo do livro?

O livro foi lançado em 1978, com o objetivo de colocar a jovem como um retrato para tantos adolescentes dos anos 70 (e após da década também) que sofreram pelos mesmos males. De inúmeros fatores retratados no livro, os principais que fizeram Christiane, uma garota tão doce, ter um destino tão infeliz e cruel. Foi o bullying, falta de dialogo com a família, sentimentos de alienação, entre outros. Coisas que acontecem até hoje, mas em um momento quando a heroína teve um enorme acesso a sociedade o resultado foi devastador.







O filme:
O filme lançado em 1981, contou com a participação de david Bowie. Na sua  pré estreia vários famosos  da musica apareceram para assistir, como Nick Cave que logo fez amizade com  Christiane.





Christiane F. hoje em dia: 

Ainda depois do livro, Christiane não conseguiu sair das drogas, ela ainda usa metadona, maconha e álcool em grande quantidade. Acarretando em grandes problemas de saúde.
  Sua segunda obra, Eu Christiane F. : A vida apesar de tudo, relata tudo depois do seu primeiro livro aos 35 anos. Sobre tentativa de desintoxicação,  suas aventuras com as estrelas e passagens por prisão.





 Um incrível sentimento de poder. E completou: Tudo o que antes te enchia o saco desaparece.  
― Christiane F.




VEJA  TAMBÉM :  Resenha: Garota Interrompida

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.