Resenha: Garota Interrompida
'' O comportamento que as meninas recebem durante a infância está completamente perdida na adolescência''.
Essa é uma frase retirada do livro que define bem o comportamento de Susanna Kaysen durante a história. Em uma obra baseada em fatos reais o livro é como um diário em que a protagonista conta relatos vividos por ela em dois anos em um hospital psiquiátrico.
Entre conflitos a família e consigo mesma, uma tentativa de suicidio aos 18 anos foi o que fez a jovem ser internada no Hospital Mclean. A principio, Susanna parecia ser uma garota normal da década de 60, porém a depressão e as suas incertezas sobre o futuro que a cercavam ao ponto de sufoca-lá. No sanatório é onde ela encara a realidade e cria laços de amizades mais verdadeiros do que fora de lá.
Mas enfrentar a realidade em um local daqueles faz com que o leitor pense naquele lugar a garota só piorou ou que comparado as outras pacientes ela nem tinha um problema tão grave assim. Porém a razão para estar lá não era só se tratar e sim, encontrar um novo foco para sua vida, criar sua interpretação de mundo, junto com novas experiências e tirar um tempo para si mesma.
O livro também relata um pouco da história de suas amigas. Polly, Georgina, Daisy e Lisa, onde a autora descreve em uma honestidade brutal as viadas das garotas. Na minha opinião, as minhas favoritas, além da protagonista, são Lisa e Daisy. Lisa é uma sociopata, mas a sua forma de ver o mundo e tudo que passou é tocante, sua personalidade e todas suas aventuras com Susanna trazem o lado divertido e cômico do livro,com certeza em algum momento do livro essa personagem vai ganhar seu coração. Daisy, pode não te conquistar tanto nem chamar sua atenção ao longo da história, porém seu papel na trama é importante, com sua maneira de pensar e seu final arrebatador muda o jeito que Susanna vê o mundo.
Tudo aconteceu em 1967 e a obra só foi publicada em 1999. A autora ainda ra em Cambrige, Massachusetts, também onde se encontra o hospital. Susanna além disso escreveu Asa, As I Knew Him e Far Field.
Tudo aconteceu em 1967 e a obra só foi publicada em 1999. A autora ainda ra em Cambrige, Massachusetts, também onde se encontra o hospital. Susanna além disso escreveu Asa, As I Knew Him e Far Field.
Nenhum comentário: